sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Fezes e posse responsável dos cães.



E-mail
Possuir um cão requer a prática de posse responsável o que significa várias coisas ao mesmo tempo, como, comida de qualidade, cuidados veterinários, educação, amor, exercício adequado, brinquedos adequados (nem todos que estão a venda são adequados), equilíbrio na relação etc., mas também significa respeitar o ser humano, e o meio ambiente em que vivemos.

Quando passeamos com nosso amiguinho, temos que ter ciência de que durante o passeio ele realiza varias tarefas relacionadas a uma interação ambiental que são parte do seu ‘raison d’être’ (ou seja sua razão de ser).

Então o que quer dizer isto? Quer dizer que sempre que nosso cão esta num passeio ele colhe varias informações, principalmente com o nariz dele sobre aquele ambiente, tais como quem passou por lá, quem esta lá, e por ai em adiante. Esta colheita de informação também envolve cheirar fezes, já que todos os cães possuem o que são conhecidos como ‘sacos anais’ os quais contem um liquido que passa para as fezes quando o cão defeca. Acredita-se que este líquido contém varias informações sobre o depositante, seria como se fosso um cartão de visita. Quando cães cheiram fezes que encontram no passeio, colhem informações sobre quem as deixou. Quando cães se cheiram na região do ânus também buscam estas mesmas informações sobre o outro cão.

Pode se dizer que a busca desta informação seria um dos ‘prazeres’ que o cão tem durante um passeio, e daí ele provavelmente caracterizaria a qualidade de um passeio pelo maior numero de cheios existentes no ambiente onde ele foi. Ele em resposta a estas informações deposita seu cartão de visita, e por ai vai o ‘MSN’ canino!

Se fosse possível se levar um cão a um local onde não houvesse cheiro algum, ou seja totalmente esterilizado, seria um passeio bem menos interessante e estimulante para ele, pela ausência destas informações.

Infelizmente deixar os ‘cartões de visita’ em forma de fezes nas ruas, nas praças e nos parques aonde vamos com ele, representam um risco de saúde para os humanos que também freqüentam estes lugares, alem de poluir aqueles lugares com os cheiros que ali ficam em decorrência disto.

O risco é maior nas praças e nos parques, já que crianças também vão a estes lugares para brincar e passear.

Crianças não têm noção dos perigos que podem estar se submetendo quando encontram fezes no chão e por curiosidade até podem mexer com
os detritos e acabar levando as mãos a boca deles daí contraindo algum mal.

Na realidade não haveria nem necessidade deles terem passado por este encontro, bastaria que as rodas do carrinho, ou os sapatinhos deles tenha sido contaminado com as fezes e estes fossem levados para dentro da casa deles inadvertidamente, ou seja para um ambiente onde ele brinca no chão, e seus brinquedos, que muitas vezes são levados à boca estivessem também.

Se todos recolhessem as fezes dos seus cães a conseqüência do ponto de vista do cão, seria que eles deixariam de ter o prazer desta investigação nos passeios, mas do ponto de vista dos humanos deixaremos de poluir nossas praças, parques e ruas protegendo nossos semelhantes e nosso meio ambiente.

Esta é uma maneira de amar nossos cães, e também respeitar nossos semelhantes que merecem toda nossa consideração!

Então antes de partir para aquele super-passeio lembre-se de levar saquinhos para recolher as fezes do seu melhor amigo, e seja um melhor amigo para os humanos, as praças, as ruas, os parques e para você mesmo tudo ao mesmo tempo!
fonte: Dennis Martin - Analista Comportamental de Cães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.