Sempre alerto os amigos em relação ao risco de usarem capacetes do tipo “abertos” ou a”articulados”.
Na grande maioria dos acidentes de motocicleta, somos projetados de frente e a cabeça sofre forte impacto contra o chão ou obstáculos, como postes, colunas de automóveis, etc.
E a projeção na enorme maioria das vezes é do tipo frontal, ou seja, o rosto sofre o impacto. Os capacetes abertos então, não protegem, levando a afundamentos e fraturas graves na face, que podem complicar acidentes que não teriam maior gravidade.
Também nunca acreditei nos capacetes do tipo articulado. Com certeza, por não terem estrutura inteiriça, sofrem o risco de abrirem ou mesmo partirem não protegendo em caso de impactos mais fortes.
Esta foto ilustra bem, mostrando que a articulação do capacete chegou a separar do resto do caso.
Procurem sempre:
- usar capacetes fechados;
- bem afivelados sob o queixo;
- pilotar sempre com a viseira fechada;
- jamais usem capacetes do tipo coquinho;
ass. Rodriguim.
Na grande maioria dos acidentes de motocicleta, somos projetados de frente e a cabeça sofre forte impacto contra o chão ou obstáculos, como postes, colunas de automóveis, etc.
E a projeção na enorme maioria das vezes é do tipo frontal, ou seja, o rosto sofre o impacto. Os capacetes abertos então, não protegem, levando a afundamentos e fraturas graves na face, que podem complicar acidentes que não teriam maior gravidade.
Também nunca acreditei nos capacetes do tipo articulado. Com certeza, por não terem estrutura inteiriça, sofrem o risco de abrirem ou mesmo partirem não protegendo em caso de impactos mais fortes.
Esta foto ilustra bem, mostrando que a articulação do capacete chegou a separar do resto do caso.
Procurem sempre:
- usar capacetes fechados;
- bem afivelados sob o queixo;
- pilotar sempre com a viseira fechada;
- jamais usem capacetes do tipo coquinho;
ass. Rodriguim.
Acho que o perigo não está no capacete, mas na maneira como se conduz uma moto. A morte depende do tipo de acidente e não do tipo do capacete.Sempre. A maioria (constatada) de motoboys que trafegam em S.Paulo ,usam capacete fechado...e morrem (em média) 2 por dia. Prudência, atenção redobrada, baixa velocidade, cuidado nos cruzamentos, mesmo com sinal a favor.Cuidado nas ultrapassagens e não usar a moto para "aparecer", com "firolas" desnecessárias.Um caso apenas passado na TV:Um policial cívil, aguardando o sinal abrir, de capacete fechado.O sinal abriu e ele arrancou torcendo o punho.Foi apanhado por um caminhão de lixo que avançou o sinal em alta velocidade.MORREU.Não quero dizer que o capacete fechado não proteja mais, mas sim que de nada adiantará se o motociclista não for prudente.Apenas minha opinião.Uso capacete aberto, moto custom, ando só na brisa e atento, sem pressa, há 35 anos, sem nenhum acidente.Tenho 62 anos, um estradeiro cheio de pó da estrada.Abçs.
ResponderExcluirO Sr se esquece que não é o único a estar guiando nas estradas e por mais prudência que tenha, sempre estará correndo o risco de ser atingido por um motorista imprudente e se nesse momento não estiver equipado adequadamente o risco de ferimentos mais graves será muito maior.
ResponderExcluirOlá, se bem que existem capacetes e "CAPACETES" ..EStou procurando um pra comprar pois nesse verão de 40 graus ninguém merece... Creio que os modelos mais sofisticados oferessam tanta segurança quanto um capacete fechado. Vc pode ficar atento tbém na hora de engatar e travar a queixeira do capacete! No mais é curtir o verão!
ResponderExcluircom prudencia ou sem prudencia a morte inevitavel. quando chegar sua hora vc nem vai saber!
ResponderExcluirTAMBÉM NÃO GOSTO DE CAPACETE ABERTO! TENHO 2 FECHADOS. MAIS COMO ESTOU FAZENDO PERCURSO PEQUENO DE BAIXA VELOCIDADE GOSTARIA DE ADQUIRIR UM CAPACETE ABERTO! MAIS VI ALGUMAS FOTOS TERRÍVEIS DE ACIDENTE COM CAPACETE ABERTO. TO QUASE DESISTINDO DA COMPRA.MESMO PARA PEQUENO PERCURSO E BAIXA VELOCIDADE COMO DISSE ANTERIORMENTE,FIQUEI COM MEDO.
ResponderExcluir